LINHAS PROGRAMÁTICAS PARA AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009
Aprovado pela CPS – JSD em 31 de Janeiro de 2009
(Continuação)
10. Saúde e Sexualidade
O momento actual da nossa sociedade civil exige um posicionamento crítico e objectivo sobre as condições de saúde de todos os cidadãos de cada freguesia da nossa área de jurisdição. Com isto é deveras necessário a constituição de uma política de saúde e de assistência médica coerente em cada Junta através da implementação de medidas que tenham como finalidade a constituição de uma política base que sirva de alicerce ao bem-estar de cada autarquia.
Por isso a Comissão Política da Secção I depreende que tem que ser definida uma política global para a saúde e sexualidade tendo em vista a prevenção dos pontos críticos de saúde, através da execução dos pontos abaixo mencionados.
- A criação de uma política de uniformização de higiene e condições médicas existentes no exercício médico no espaço da Junta.
- O levantamento das condições de cada Junta para possuir um posto de saúde.
- A criação de meios de assistência social nos mais diversos campos como é o caso das rotinas de despistagem contra o vírus do HIV, a existência através, de uma unidade móvel de saúde em fases de maior necessidade, (derivado à sazonalidade do ano) para a vacinação contra a gripe, as vagas de calor entre outros casos.
- A constituição de um espaço de aconselhamento psicológico com serviços de psicologia clínica que visa resolver questões relacionadas com o foro familiar bem como o aconselhamento psicológico a jovens nos momentos de transição inerentes à idade no decorrer da sua evolução cognitiva.
- A promoção de uma política de apoio à sexualidade através de medidas genéricas de apoio directo como é o caso da doação de contraceptivos e de apoio indirecto através da criação de sessões de esclarecimento, aconselhamento e formação sobre a sexualidade e todos os seus intervenientes.
- A constituição de espaços para o aconselhamento em colaboração com várias entidades, sobre os malefícios do tabaco e a utilização de estupefacientes através da divulgação da informação existente e da realização de sessões práticas sobre o consumo de tabaco e estupefacientes.
Deixe uma Resposta