LINHAS PROGRAMÁTICAS PARA AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009
Aprovado pela CPS – JSD em 31 de Janeiro de 2009
ÁREAS TEMÁTICAS
1. Ambiente e Qualidade de Vida
Devido às rápidas mudanças socioculturais que se encontram intrinsecamente relacionadas com as alterações climatéricas e ao período de instabilidade económica e financeira que vivemos actualmente, a Comissão Política da Secção I vem por este meio apresentar um conjunto de ideias que servirão para contribuir para uma solução que vise a minimização dos danos causados por actividades passadas que hoje em dia verificamos que foram mal desenvolvidas, as quais afectam directamente o nosso quotidiano. Quer de forma directa ou indirecta, as questões ligadas ao ambiente, influenciam determinantemente a qualidade de vida de todos os cidadãos, sendo que nem sempre é atribuído o devido valor a estas mesmas questões.
Assim sendo propomos dentro desta área o seguinte:
- A adopção de políticas “amigas do ambiente” através do uso aconselhado de papel reciclado e a utilização de práticas de reutilização de papel nas estruturas públicas, bem como a migração gradual para a utilização de correspondência e facturação via Internet.
- Aplicação de um ciclo de formação ambiental a decorrer por todas as freguesias da nossa área de jurisdição transversal a todas as idades que passa desde o pré-escolar aos adultos não descurando os empresários e os trabalhadores. Através de técnicas de aprendizagem que possibilitem desde logo a criação de hábitos de consumo responsáveis, e que seja possível a aplicação eficaz de boas práticas ecológicas em ambiente empresarial.
- Criação de políticas em parceria com as entidades competentes e os habitantes da freguesia que visão o tratamento ecológico de resíduos. Bem como a recolha de resíduos com valor económico no seguimento de captação de fundos para o apoio aos mais desfavorecidos.
- Organização de iniciativas de recolha de resíduos com enfoque nas freguesias com vista a criação da “Freguesia Ecologicamente Activa“. Podendo no futuro transpor a ideia para a criação de programas de sensibilização para este tipo de questões ambientais, como seria o caso da criação de um concurso designado, “Freguesia Ecológica XX“. Onde todas as freguesias participavam e concorriam entre si para obter a distinção de “Freguesia Ecológica XX” com vista o aumento da qualidade de vida e a inserção da sociedade na freguesia, fomentando o trabalho de equipa e a criação de laços de amizade e companheirismo.
Deixe uma Resposta