LINHAS PROGRAMÁTICAS PARA AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2009
Aprovado pela CPS – JSD em 31 de Janeiro de 2009
(Continuação)
3. Desenvolvimento e Modernização
Ao longo dos tempos podemos constatar que é categórico que o poder autárquico é um dos pilares essenciais do desenvolvimento da nossa sociedade, como a conhecemos hoje e onde nós Jovens crescemos num ambiente democrático e desenvolvido. No entanto, e como é de conhecimento geral novos e complexos desafios se avizinham, sendo por isso imprescindível o desenvolvimento de uma política de modernização na aplicabilidade das medidas que visam a resolução dos actuais problemas das nossas autarquias. Por isso, nós Jovens Sociais Democratas consideramos que os desafios necessários à prossecução de uma nova geração de políticas de desenvolvimento sustentado e que vise a garantia da prossecução da qualidade de vida dos cidadãos é a forma mais coerente de aprofundar a realidade das necessidades dos nossos cidadãos. Com isto, nós Jovens achamos que as medidas que apresentamos deverão ser o ponto de partida no desenvolvimento da interacção entre as autarquias e os Jovens das freguesias.
- Estabelecimento de uma Política Interactiva de Marketing na Junta, com o propósito da mesma se tornar mais próxima da população da freguesia e assim proporcionar uma divulgação célere das actividades que irão decorrer e das que já decorreram. Tendo especial atenção às participações de que cada cidadão nas actividades com a intenção de criar laços entre ambas as partes.
- Investir no acesso à Internet, de forma a permitir a todos os jovens, o contacto com a informação e o conhecimento existente na aldeia global. Através de acordos que visam a disponibilização de redes Wi-Fi na área da freguesia bem como redes wireless nos espaços de interesse público.
- Fomentar e incentivar as bibliotecas locais das Freguesias, em parceria com organismos privados e estatais no sentido de aumentar o espólio literário e assim moldar as bibliotecas locais em verdadeiros espaços humanistas do conhecimento, oferecendo acesso gratuito à informação. Neste seguimento disponibilizar, em cooperação com entidades estatais e demais juntas, a criação de uma biblioteca itinerante de forma a chegar a todos os cidadãos o acesso à cultura e ao conhecimento.
Deixe uma Resposta